COMO O ESTRESSE INFLUENCIA NA DOR?
A Dor é uma sensação pessoal e intransferível. Quero dizer que a dor que se manifesta em seu corpo eu não consigo senti-la de forma alguma e nem você conseguirá sentir as dores que em meu corpo manifestam.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Estudos em Dor, cerca de 37% dos brasileiros sofrem com Dores Crônicas. A Dor Crônica é aquela dor que não cessa com menos de 6 meses. Veja Como Posso Ajudar
Então, imagine você você deitado (a) em uma deliciosa espreguiçadeira embaixo de uma linda tenda, e essa tenda tem um pequenino buraco e este está justamente alinhado com sua lombar! Daí repentinamente começa uma leve chuva, mas que é suficiente para fazer com que gotas caiam a cada 15 segundos bem na sua lombar. Nos primeiros cinco minutos você até suporta, enxuga com as próprias mãos mais depois isso realmente começa a incomodar, até que faz com que você saia daquele lugar pois isso gerou um estresse.
Porém, a Dor nas Costas associada ao Estresse você tenta tratar com medicação para a dor, mas o que causa o estresse continua e dessa forma a dor persiste. E perdura por longos meses.
Como na ilustração da tenda o correto seria tampar o buraco, para que possa aproveitar as belezas tanto dos dias ensolarados, quanto dos dias chuvosos.
Agora note que passamos por estresse todos os dias porém não sabemos identifica-lo.
Um Estresse muito comum mas, que não nos damos conta é aquele que resulta de um esforço que você não queria fazer ou que você não entende a razão por fazer aquilo.
Se o seu trabalho é chato, na segunda-feira quando o despertador toca e você desliga e inventa uma desculpa para não ir isso é estresse.
Você fica prometendo fazer atividade física e ou dieta toda segunda-feira e sempre vai prorrogando, isso é estresse. Você não entende a razão para faze-lo.
Mas, quando surge alguma coisa mais grave e você busca auxílio profissional e é instruído (a) a ter que fazer essas atividades, você encontra a razão que buscava.
Meu caro leitor (a), VOCÊ não precisa eliminar o estresse. Você pode buscar alternativas para recuperar-se de um momento de estresse. Daí você encontrará um de administrar a Dor e consequentemente será mais feliz.
Dicas:
Dê foco na recuperação do estresse a Curto, Médio e Longo Prazo.
Curto Prazo: Respiração. Busque praticar por 5 minutos diariamente longas e profundas respirações com as mãos em cima do abdome.
Médio Prazo: Sono. Foco na qualidade e tempo de sono. Uma noite sono reparadora ajuda no controle da Dor e do Estresse. Use Chás para dormir, deixe seu quarto completamente escuro. Meia hora antes de dormir evite os estímulos eletrônicos.
Longo Prazo: Procure fazer atividades físicas que lhe deem prazer, nada de se torturar para exercitar. Movimentar o corpo liberam substâncias benéficas para o corpo e mente. E não se esqueça de tirar umas boas férias. Veja Como Posso Ajudar
Siga seu coração sem tanta regra o que importa na vida é a voz da alma...
Abraço!
Renato Oliveira