23/01/2023 às 20:48

ESTRESSE x DOR NAS COSTAS

33
3min de leitura

COMO O ESTRESSE INFLUENCIA NA DOR?

A Dor é uma sensação pessoal e intransferível. Quero dizer que a dor que se manifesta em seu corpo eu não consigo senti-la de forma alguma e nem você conseguirá sentir as dores que em meu corpo manifestam.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Estudos em Dor, cerca de 37% dos brasileiros sofrem com Dores Crônicas. A Dor Crônica é aquela dor que não cessa com menos de 6 meses. Veja Como Posso Ajudar

Então, imagine você você deitado (a) em uma deliciosa espreguiçadeira embaixo de uma linda tenda, e essa tenda tem um pequenino buraco e este está justamente alinhado com sua lombar! Daí repentinamente começa uma leve chuva, mas que é suficiente para fazer com que gotas caiam a cada 15 segundos bem na sua lombar. Nos primeiros cinco minutos você até suporta, enxuga com as próprias mãos mais depois isso realmente começa a incomodar, até que faz com que você saia daquele lugar pois isso gerou um estresse.

Porém, a Dor nas Costas associada ao Estresse você tenta tratar com medicação para a dor, mas o que causa o estresse continua e dessa forma a dor persiste. E perdura por longos meses.

Como na ilustração da tenda o correto seria tampar o buraco, para que possa aproveitar as belezas tanto dos dias ensolarados, quanto dos dias chuvosos.

Agora note que passamos por estresse todos os dias porém não sabemos identifica-lo. 

Um Estresse muito comum mas, que não nos damos conta é aquele que resulta de um esforço que você não queria fazer ou que você não entende a razão por fazer aquilo. 

Se o seu trabalho é chato, na segunda-feira quando o despertador toca e você desliga e inventa uma desculpa para não ir isso é estresse.

Você fica prometendo fazer atividade física e ou dieta toda segunda-feira e sempre vai prorrogando, isso é estresse. Você não entende a razão para faze-lo. 

Mas, quando surge alguma coisa mais grave e você busca auxílio profissional e é instruído (a) a ter que fazer essas atividades, você encontra a razão que buscava.

Meu caro leitor (a), VOCÊ não precisa eliminar o estresse. Você pode buscar alternativas para recuperar-se de um momento de estresse. Daí você encontrará um de administrar a Dor e consequentemente será mais feliz.

Dicas:

Dê foco na recuperação do estresse a Curto, Médio e Longo Prazo.

Curto Prazo: Respiração. Busque praticar por 5 minutos diariamente longas e profundas respirações com as mãos em cima do abdome.

Médio Prazo: Sono. Foco na qualidade e tempo de sono. Uma noite sono reparadora ajuda no controle da Dor e do Estresse. Use Chás para dormir, deixe seu quarto completamente escuro. Meia hora antes de dormir evite os estímulos eletrônicos.

Longo Prazo: Procure fazer atividades físicas que lhe deem prazer, nada de se torturar para exercitar. Movimentar o corpo liberam substâncias benéficas para o corpo e mente. E não se esqueça de tirar umas boas férias. Veja Como Posso Ajudar

Siga seu coração sem tanta regra o que importa na vida é a voz da alma...

Abraço!

Renato Oliveira

SAIBA MAIS

23 Jan 2023

ESTRESSE x DOR NAS COSTAS

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

aguda camburi caminhada canto casa conforto corrida costa domiciliar dor dor crônica dor nas costas Estresse exercícios fisio fisioterapeuta fisioterapia jardim lombalgia lombar melhor movimento praia relaxemento remédio residência serra sniper tratamento tratamento dor nas costas vila velha vitória

Quem viu também curtiu

23 de Jan de 2023

TRÊS DICAS PARA ALIVIAR A DOR NAS COSTAS DURANTE A CAMINHADA

23 de Jan de 2023

DOR NO CIÁTICO, SERÁ QUE É A MINHA CADEIRA?

04 de Jan de 2024

ALONGAMENTOS E DOR NO CIÁTICO: o que você precisa saber

Olá, em que posso lhe ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp