Quem nunca sentiu dores nas costas, um dia sentirá! Isso não sou eu quem está dizendo. Um dado publicado na revista The Lancet, numero de pessoas com dor aumentou em 54% desde 1990.
Bom, dados a parte! Um erro muito comum nas pessoas que praticam caminhadas/corrida são a contração excessiva do abdome. Isso mesmo, o famoso barriga para dentro e peito para fora. Esse costume está inserido na cultura popular. Veja Como Posso Ajudar
Mas uma coisa quero lhe dizer: "Assuma sua Barriga!"
Um músculo que é muito utilizado quando você contrai o abdome excessivamente é o músculo transverso do abdome, esse músculo se assemelha a cinta que as mulheres costumam usar. Ele rodeia toda região lombar, saindo das vértebras lombares de um lado e se inserindo nas vértebras lombares do outro lado. Ao fazer a caminhada/corrida "murchando" a barriga você pode gerar contração excessiva desse músculo, podendo torna-lo um costume que você pode levar para o longo do seu dia, imagine andar com o abdome contraído 12 horas por dia. Se você acha isso normal, experimente andar por 12 horas segurando um litro de leite em apenas um braço.
Outro fato comum durante a caminha e pode estar associada a contração do transverso do abdome, é o de realizar a caminhada/corrida com o tronco muito ereto (extendido, para trás), isso pode levar a contração mantida de um par de músculos localizados na região das costas (lombar), chamados de quadrado lombar, que também deflagra dor na lombar durante a caminhada/corrida (sendo comum após a prática do exercício). Veja Como Posso Ajudar
Agora, esse exercício que funciona muito bem como tratamento para dor nas costas, mas somente as pessoas que já foram instruídas por um profissional fisioterapeuta fazem, e que ao meu ver é fundamental para promover maior mobilidade em todo o quadril, relaxando todos os músculos que o envolvem, desde posteriores de coxa, glúteos e até mesmo os músculos da região lombar. Antes que eu me esqueça de falar, esse exercício é o ato de ficar de cócoras.
Sim, senhoras e senhores! Algo que fazíamos brilhantemente quando éramos bebês e com o passar do tempo vamos deixando de lado.
Então, Confira essas dicas:
1. Fique de cócoras por 1 minuto, antes e após as caminhadas/corridas;
2. Procure inclinar seu tronco em torno de 10° para frente durante a caminhada;
3. Ande com o Abdome relaxado e faça suas respirações pelo abdome;
4. Você disse que eram 03 dicas.
Sim! Mas sei que você vai se amarrar nessa quarta dica que estou dando de bônus. Deite no chão com os braços abertos como "cristo", flexione os joelhos e balance as pernas para os dois lados por 1 minuto.
E aí? Espero que tenha curtido esse texto!
Um grande Abraço e até a próxima!
Para você que chegou até o final, eu tenho um presente para você. Eu disponibilizei um e-book gratuito para você.